Telefone

(35) 3732-1131

e-SIC

Acesso à Informação

Atendimento

8h às 11h e das 13h às 16h:

Atendimento

(35) 3732-1131

e-SIC

Acesso à Informação

Seg - Sex:

8h - 11h e 13h - 16h:

  • Início
  • Cultura
  • Ata 1ª(primeira) de 2015 do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural do município de Ipuiuna
Departamento de Cultura

Ata 1ª(primeira) de 2015 do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural do município de Ipuiuna

Aos 02 (dois) dias do mês de Janeiro de dois mil e quinze,reuniram-se na sede da prefeitura municipal os membros do Conselho de Patrimônio Cultural do município de Ipuiuna, todos comunicados através de convite impresso,Mariana Silva Moraes,presidente do Conselho, CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua Vereador José de Matos 134; Maria Valdimara Silva Souza CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente no bairro Pedra da Saudade,zona rural;Cristina de Fátima Melo Oliva ,CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua João Bernardes de Souza,64;Eliane Emília Moraes Franco Ribeiro,CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente no bairro das Casas Populares;Gabriel Ferreira de Souza, CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à avenida JK de Oliveira,340; Ana Maria de Souza, CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua José Junqueira Franco,108;Mariângela Cássia do Couto Barros,CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua São Benedito,223;Roselena Aparecida A. dos Santos CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua Felipe Amâncio Dantas,50; Maria Rosária Silva Souza CPF:XXX.XXX.XXX-XX,praça João Bernardes; Maria de Lourdes Lopes,CPF:XXX.XXX.XXX-XX, residente à rua João Batista Eustáquio,25; Elbiton Moreira,CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua João Pires de Melo,290; com a presença da Superintendente de Cultura do município Maria de Fátima Silva Moraes que abriu a reunião colhendo sugestões para realização do plano de ações para 2015 e sua aprovação ficando assim estabelecidas:1- Apoiar e viabilizar a implantação e realização do Projeto Educar nas escolas municipais numa estimativa de resgatar valores, ficando decidido sua realização durante três meses nas escolas municipais tendo início em Agosto e sendo finalizado na primeira quinzena de novembro, o presidente do Conselho deverá visitar a escola para providenciar o professor que irá desenvolver o Projeto “EDUCAR” somente na escola municipal da sede e viabilizar a liberação de recursos para a realização do projeto; 2- 1º Encontro dos IPUIUNENSES AUSENTES, no mês de Janeiro, uma atividade cultural para troca de experiências, resgate de valores,etc.3- Aprovar a realização e dar total apoio à realização do 25° Desfile de Carros de Boi, Bem Imaterial registrado como patrimônio Cultural do município viabilizando a liberação de recursos bem como toda logística necessária para a realização do evento para a alimentação de mais ou menos mil e quinhentas pessoas entre convidados e carreiros e seus familiares, manutenção das atividades do desfile como: Palco na praça para a entrega de brindes,Show com uma dupla sertaneja para animar os carreiros e seus familiares,som, gerador, seguranças, banheiros químicos, gradil, locutores, grades de fechamento para proteção durante as apresentações do desfile, ,divulgação, tenda , brindes, placas com dedicatórias e ou agradecimento aos participantes; Troféus,patronas, locutores, filmagem, fotógrafos, material gráfico,aluguel de roupas para os desfiles, costureiras, cozinheiras, seguranças, enfim contratar os serviços de pessoas físicas e ou jurídicas, requisitar alguns membros do Conselho do Patrimônio Cultural para acompanhar as medidas de salvaguarda do desfile e fazer um relatório para o setor,enfim tudo que for necessário para a realização do Desfile; 4- Realizar o III CONCURSO CULTURAL do município para a escolha das rainhas, madrinhas e princesas dos Carreiros e Cavaleiros, responsáveis pela acolhida e entrega de brindes aos participantes, contratando serviço de pessoas físicas e ou jurídicas para a realização do evento. 5- Realizar o Desfile de Cavaleiros e Amazonas na terceira semana de abril viabilizando a liberação de verbas para manutenção das atividades do desfile como: aluguel de palco para apresentações, divulgação, troféus para os participantes, material gráfico, banheiros químicos, seguranças, gradil (grades de proteção para os carreiros nas ruas por onde passam o desfile), placas de fechamento, seguranças, locutores, filmagem, fotógrafo, enfim contratar os serviços de pessoas físicas e ou jurídicas, o necessário para a realização do evento.6- Dar total apoio a Congada” Sá Chico” e ao Terno de Moçambique se requisitada; 7- Visitar bens inventariados para tirar fotos e averiguar se as medidas de conservação estão sendo tomadas;7- Manutenção e recriação,revitalização e valorização da Fanfarra Municipal Ivo de Sales Corsi com compra de uniformes novos pois a fanfarra está com elementos novos e manutenção e compra de mais instrumentos ; 08-Apoio total a Festa Cultural de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário liberando os recursos necessários para pagar, aluguel de tenda, doces para cartuchos, aluguel de roupas para o rei e a rainha, divulgação da festa, alimentação dos participantes e convidados contratação de serviços de pessoa física e jurídica e outras despesas que se fizerem necessárias para a realização do evento; 9- Fiscalizar a manutenção geral do Bem Tombado em 2008 “CASTELINHO”; 10- Realizar em parceria com o SEMEC o Desfile cívico de 07 de setembro, homenageando os 70 anos da escola estadual Cristiano Machado, primeira escola criada no municipio;11- Viabilizar as visitações aos Sítios naturais: Pedra da Boa Vista e Nascente do Rio Pardo.12- Atualizar as fichas de Inventário do município; 13- Levar ao conhecimento do conselho a ficha de análise das atividades do município; 14- Viabilizar recursos para o custeio das despesas de Salvaguarda em bens Culturais imateriais registrados do município e ou projetos de Educação Patrimonial, apresentações ,alimentação e estadia de pessoas que participam da recriação e valorização dos bens culturais; 15- Participar da 5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural.16-Realizar o Rodeio em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ipuiuna;17- Realizar a festa de Aniversário da cidade. 18- Dar apoio total ao pároco do município na reforma da igreja Matriz de Ipuiuna. Todos conselheiros votaram a favor, concordando com as datas, com as atividades propostas e com o recursos que seriam destinados a cada item citado acima na época de sua realização. Este planejamento se fez necessário levando em consideração a necessidade de se reservar recursos e toda logística e pessoal ao desempenho das funções do Departamento da Cultura estabelecidas para o ano 2015. O conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ipuiuna no uso de suas atribuições aprovou durante a reunião o Programa de Aplicação dos recursos do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural para o período compreendido entre os meses de Janeiro a Dezembro de 2015 contemplando os bens culturais relacionados acima e seus devidos investimentos. Aprovou por unanimidade a liberação de recursos necessários a realização, recriação,valorização e proteção dos bens inventariados e ou registrados e ou tombados e as atividades extras culturais realizadas no município.Após a aprovação pelo conselho foram definidas datas para as próximas reuniões do Conselho,que serão nos dias: (03/03)-(20/05)- (24/07)- (25/09) 23/11 do ano de 2015. Nada mais havendo tratar, foi lavrada a presente Ata que vai ser assinada por mim, Claudinéia Marcondes, que redigiu e lavrou esta Ata, pelo Presidente que dirigiu os trabalhos e pelos que estiveram presentes na qualidade de conselheiros e participantes da reunião. Ana Maria de Souza- Secretária _______________Mariana Silva Moraes Presidente _______________Maria Valdimara Silva Souza________________Cristina de Fátima Melo Oliva __________________Eliane Emília Moraes Franco______________Gabriel Ferreira de Souza____________Mariângela Cássia do Couto Barros ______________Roselena Ap.Amaral dos Santos_____________Maria Rosária Souza Silva ________________Maria Helena Ribeiro_________________Maria de Lourdes Melo____________________Elbiton Moreira ___________________Ana Cristina dos Santos Paiva __________________Maria de Fátima Silva Moraes -Superintendente de Cultura_________________

Pular para o conteúdo