Aos 02 (dois) dias do mês de Janeiro de dois mil e quinze,reuniram-se na sede da prefeitura municipal os membros do Conselho de Patrimônio Cultural do município de Ipuiuna, todos comunicados através de convite impresso,Mariana Silva Moraes,presidente do Conselho, CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua Vereador José de Matos 134; Maria Valdimara Silva Souza CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente no bairro Pedra da Saudade,zona rural;Cristina de Fátima Melo Oliva ,CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua João Bernardes de Souza,64;Eliane Emília Moraes Franco Ribeiro,CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente no bairro das Casas Populares;Gabriel Ferreira de Souza, CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à avenida JK de Oliveira,340; Ana Maria de Souza, CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua José Junqueira Franco,108;Mariângela Cássia do Couto Barros,CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua São Benedito,223;Roselena Aparecida A. dos Santos CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua Felipe Amâncio Dantas,50; Maria Rosária Silva Souza CPF:XXX.XXX.XXX-XX,praça João Bernardes; Maria de Lourdes Lopes,CPF:XXX.XXX.XXX-XX, residente à rua João Batista Eustáquio,25; Elbiton Moreira,CPF:XXX.XXX.XXX-XX,residente à rua João Pires de Melo,290; com a presença da Superintendente de Cultura do município Maria de Fátima Silva Moraes que abriu a reunião colhendo sugestões para realização do plano de ações para 2015 e sua aprovação ficando assim estabelecidas:1- Apoiar e viabilizar a implantação e realização do Projeto Educar nas escolas municipais numa estimativa de resgatar valores, ficando decidido sua realização durante três meses nas escolas municipais tendo início em Agosto e sendo finalizado na primeira quinzena de novembro, o presidente do Conselho deverá visitar a escola para providenciar o professor que irá desenvolver o Projeto “EDUCAR” somente na escola municipal da sede e viabilizar a liberação de recursos para a realização do projeto; 2- 1º Encontro dos IPUIUNENSES AUSENTES, no mês de Janeiro, uma atividade cultural para troca de experiências, resgate de valores,etc.3- Aprovar a realização e dar total apoio à realização do 25° Desfile de Carros de Boi, Bem Imaterial registrado como patrimônio Cultural do município viabilizando a liberação de recursos bem como toda logística necessária para a realização do evento para a alimentação de mais ou menos mil e quinhentas pessoas entre convidados e carreiros e seus familiares, manutenção das atividades do desfile como: Palco na praça para a entrega de brindes,Show com uma dupla sertaneja para animar os carreiros e seus familiares,som, gerador, seguranças, banheiros químicos, gradil, locutores, grades de fechamento para proteção durante as apresentações do desfile, ,divulgação, tenda , brindes, placas com dedicatórias e ou agradecimento aos participantes; Troféus,patronas, locutores, filmagem, fotógrafos, material gráfico,aluguel de roupas para os desfiles, costureiras, cozinheiras, seguranças, enfim contratar os serviços de pessoas físicas e ou jurídicas, requisitar alguns membros do Conselho do Patrimônio Cultural para acompanhar as medidas de salvaguarda do desfile e fazer um relatório para o setor,enfim tudo que for necessário para a realização do Desfile; 4- Realizar o III CONCURSO CULTURAL do município para a escolha das rainhas, madrinhas e princesas dos Carreiros e Cavaleiros, responsáveis pela acolhida e entrega de brindes aos participantes, contratando serviço de pessoas físicas e ou jurídicas para a realização do evento. 5- Realizar o Desfile de Cavaleiros e Amazonas na terceira semana de abril viabilizando a liberação de verbas para manutenção das atividades do desfile como: aluguel de palco para apresentações, divulgação, troféus para os participantes, material gráfico, banheiros químicos, seguranças, gradil (grades de proteção para os carreiros nas ruas por onde passam o desfile), placas de fechamento, seguranças, locutores, filmagem, fotógrafo, enfim contratar os serviços de pessoas físicas e ou jurídicas, o necessário para a realização do evento.6- Dar total apoio a Congada” Sá Chico” e ao Terno de Moçambique se requisitada; 7- Visitar bens inventariados para tirar fotos e averiguar se as medidas de conservação estão sendo tomadas;7- Manutenção e recriação,revitalização e valorização da Fanfarra Municipal Ivo de Sales Corsi com compra de uniformes novos pois a fanfarra está com elementos novos e manutenção e compra de mais instrumentos ; 08-Apoio total a Festa Cultural de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário liberando os recursos necessários para pagar, aluguel de tenda, doces para cartuchos, aluguel de roupas para o rei e a rainha, divulgação da festa, alimentação dos participantes e convidados contratação de serviços de pessoa física e jurídica e outras despesas que se fizerem necessárias para a realização do evento; 9- Fiscalizar a manutenção geral do Bem Tombado em 2008 “CASTELINHO”; 10- Realizar em parceria com o SEMEC o Desfile cívico de 07 de setembro, homenageando os 70 anos da escola estadual Cristiano Machado, primeira escola criada no municipio;11- Viabilizar as visitações aos Sítios naturais: Pedra da Boa Vista e Nascente do Rio Pardo.12- Atualizar as fichas de Inventário do município; 13- Levar ao conhecimento do conselho a ficha de análise das atividades do município; 14- Viabilizar recursos para o custeio das despesas de Salvaguarda em bens Culturais imateriais registrados do município e ou projetos de Educação Patrimonial, apresentações ,alimentação e estadia de pessoas que participam da recriação e valorização dos bens culturais; 15- Participar da 5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural.16-Realizar o Rodeio em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ipuiuna;17- Realizar a festa de Aniversário da cidade. 18- Dar apoio total ao pároco do município na reforma da igreja Matriz de Ipuiuna. Todos conselheiros votaram a favor, concordando com as datas, com as atividades propostas e com o recursos que seriam destinados a cada item citado acima na época de sua realização. Este planejamento se fez necessário levando em consideração a necessidade de se reservar recursos e toda logística e pessoal ao desempenho das funções do Departamento da Cultura estabelecidas para o ano 2015. O conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ipuiuna no uso de suas atribuições aprovou durante a reunião o Programa de Aplicação dos recursos do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural para o período compreendido entre os meses de Janeiro a Dezembro de 2015 contemplando os bens culturais relacionados acima e seus devidos investimentos. Aprovou por unanimidade a liberação de recursos necessários a realização, recriação,valorização e proteção dos bens inventariados e ou registrados e ou tombados e as atividades extras culturais realizadas no município.Após a aprovação pelo conselho foram definidas datas para as próximas reuniões do Conselho,que serão nos dias: (03/03)-(20/05)- (24/07)- (25/09) 23/11 do ano de 2015. Nada mais havendo tratar, foi lavrada a presente Ata que vai ser assinada por mim, Claudinéia Marcondes, que redigiu e lavrou esta Ata, pelo Presidente que dirigiu os trabalhos e pelos que estiveram presentes na qualidade de conselheiros e participantes da reunião. Ana Maria de Souza- Secretária _______________Mariana Silva Moraes Presidente _______________Maria Valdimara Silva Souza________________Cristina de Fátima Melo Oliva __________________Eliane Emília Moraes Franco______________Gabriel Ferreira de Souza____________Mariângela Cássia do Couto Barros ______________Roselena Ap.Amaral dos Santos_____________Maria Rosária Souza Silva ________________Maria Helena Ribeiro_________________Maria de Lourdes Melo____________________Elbiton Moreira ___________________Ana Cristina dos Santos Paiva __________________Maria de Fátima Silva Moraes -Superintendente de Cultura_________________