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Departamento de Cultura

Ata 2ª(segunda) de 2014 do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural do município de Ipuiuna

Aos 03 (vinte) dias do mês de março de dois mil e quinze, as 19horas reuniram-se os novos membros do Conselho do Patrimônio Cultural de Ipuiuna instituído pela Portaria Municipal Nº09/2015 de 24 de Fevereiro de 2015 para tomarem posse na sede da Superintendência da Cultura, na Prefeitura Municipal de Ipuiuna, às dezenove horas, todos convidados através de convite impresso. A superintendente de cultura Maria de Fátima Silva Moraes abriu a reunião felicitando a todos e se colocando a disposição para tirar as dúvidas que tiverem a respeito dos bens inventariados e Tombados do município e sobre a função dos conselheiros em relação ao cargo que estavam assumindo. Ficou assim constituído os Membros do Poder Executivo Efetivos: Claudinéia Marcondes CPF:XXX.XXX.XXX-XX, rua José Antonio Arantes,183,Ipuiuna-MG_________________; Elida Maria Tosta e Silva CPF:XXX.XXX.XXX-XX,rua Vereador Ademar de Souza Franco,56-Ipuiuna MG_____________; Eliane Emília Moraes Franco Ribeiro CPF:XXX.XXX.XXX-XX Avenida São João,100 Ipuiuna-MG_________________; Maria Rosária de Souza CPF:XXX.XXX.XXX-XX Rua Joaquim Antonio,234-Ipuiuna-MG_________________; Marly Quitéria Ribeiro Santos CPF:XXX.XXX.XXX-XX Rodovia JK de Oliveira,473- Ipuiuna-MG_________________; Suplentes: José Roberto Aquino CPF:XXX.XXX.XXX-XX rua Capitão João Amâncio,192-Ipuiuna MG_________________;Roberto Benedito Franco-CPF:XXX.XXX.XXX-XX Rua José Pires Franco 15, Ipuiuna MG;
______________________Maria Valdimara Silva de Souza CPF:XXX.XXX.XXX-XX Bairro Pedra da Saudade(Rural) Ipuiuna MG_______________________; Membros da Sociedade Civil: Edilaine Camila Lopes Silva CPF:XXX.XXX.XXX-XX, rodovia JK de Oliveira,414-IpuiunaMG__________________;Valéria Fernanda da Silva CPF:XXX.XXX.XXX-XX Rua Vereador José de matos,66 Ipuiuna MG____________; Roselena Aparecida Amaral dos Santos,CPF:XXX.XXX.XXX-XX Rua Felipe Amâncio Dantas,50-IpuiunaMG__________________;Antonio Walber Pires Fortes CPF:XXX.XXX.XXX-XX Rua Capitão João Amâncio,174- Ipuiuna MG____________; Cristina Melo Oliva CPF:XXX.XXX.XXX-XX praça João Bernardes de Souza,67- Ipuiuna MG________________;Suplentes:MariangelaCássiaCoutoBarros,CPF:XXX.XXX.XXX-XX Rua São Benedito,223- Ipuiuna- MG______________________________; Maria de Lourdes Lopes-CPF:XXX.XXX.XXX-XX-Rua João batista Eustáquio,125- Ipuiuna-MG________________; Almir Ribeiro de Souza CPF:XXX.XXX.XXX-XX Rua Joaquim Antonio,234- Ipuiuna MG___________________; Logo após as assinaturas foi eleita como presidente do conselho Maria Rosária de Souza e como Vice – presidente Eliane Emília Moraes Franco Ribeiro e como secretária Claudinéia Marcondes, em conformidade com todos os presentes. A Presidente do Conselho tomou a palavra agradecendo os votos de confiança e passou a palavra a Superintendente de Cultura Maria de Fátima Silva Moraes que felicitou as eleitas esclareceu que como o município não tem Secretaria de Cultura e sim Superintendência Municipal de Cultura e que o responsável e gestor da conta do FUNPAC pela liberação de verbas para pagar tudo em relação as atividades culturais e a preservação do patrimônio é o prefeito do município, mas que todo recurso é destinado às atividades de preservação e recriação e dos Bens e para as atividades Culturais que o município realiza e logo após deixou em aberto para discussão o planejamento de ações do e a liberação de recursos destinados a recriação e valorização do bem cultural imaterial e os recursos destinados para sua salvaguarda.Segue as ações para serem realizadas pela superintendência da cultura para 2015 a respeito do III DESFILE CULTURAL para eleger a rainha dos Carros de Boi e dos Cavaleiros, do 25° DESFILLE DE CARROS DE BOI (Bem Imaterial registrado em 2011) e 34° DESFILE DE CAVALEIROS E AMAZONAS (Atividade Cultural tradicional do município de Ipuiuna. A Superintendente no uso da palavra esclareceu aos novos membros do Conselho Cultural que O DESFILE DE CARROS DE BOI é um marco na história de Ipuiuna, ele está incluído entre os maiores do País, sendo realizado com muita organização e simplicidade, é registrado como Patrimônio Cultural pelo decreto nº01 de 03 de Janeiro de 2011 e sujeito a proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº1070 de 23/03/2006 devidamente registrado pelo município através do IEPHA e da Prefeitura Municipal. Disse ainda que a cidade de Ipuiuna quando chega o mês de abril se alegra e se orgulha por manter vivas suas raízes e de poder divulgar sua tradição, pois este é o mês em que se inicia as festividades tradicionais da cidade, e os eventos mais esperados o ano todo são: Desfile de Carros de Boi e o desfile de Cavaleiros e Amazonas que são importantes manifestações culturais e tradicionais, as quais reúnem a comunidade rural e urbana. Disse também que recebemos representantes das cidades vizinhas, pessoas vindas de longe e de nossas redondezas também, todos unidos no mesmo sentimento: a satisfação ser um povo que faz questão de preservar suas raízes e divulgar sua tradição, foram discutidas algumas estratégias de como garantir a preservação dessa tradição, assim algumas ações foram discutidas sendo decididas as seguintes determinações: A- Para facilitar o processo foi criado uma só Comissão Organizadora para a produção dos três desfiles: 1º- III Concurso Cultural para escolha das rainhas do Carro de Boi,2º- Desfile de Carros de Boi,3º- Desfile de Cavaleiros; Com intenção de valorizar a coesão do grupo de produção serão usados os coletes para a comissão organizadora com Silk sem data, que foram usados no ano passado,com o objetivo de economizar; B- O Senhor José Olímpio e o Sr. Almir Ribeiro de Souza continuarão divulgando o evento fortalecendo a imagem como “garoto propaganda”e buscando ampliar a divulgação da festa;Contratar os serviços de um artesão para confecção de um carro de boi para sortear no dia do evento. C- Convidar as meninas que fazem a inscrição dos Carreiros e Cavaleiros todos os anos. D- Contratar os serviços de uma engenheira para tomar as devidas providências junto ao corpo de bombeiros com projetos contra incêndio e pânico, para liberação das vias públicas e do estádio municipal para realização dos Shows após os eventos,visando a total segurança do público. E- Contratar locutores para os dois desfiles. F- Comprar o que for necessário para dar suporte ao evento; H- Manter o fornecimento in loco da janta para os carreiros que chegam no município na sexta feira e se instalam nas fazendas oriundas da cidade e na Cerealista Vilas Boas. I- Fornecer o café da manhã e o almoço no sábado nas fazendas onde estão instalados os carreiros e na Cerealista Vilas Boas. J- Preparar os alojamentos na Cerealista para a chegada em massa dos carreiros no sábado. K- Enriquecer as atividades dos carreiros no sábado a noite com apresentação de grupos locais (duplas sertanejas,) incentivando os carreiros a virem mais vezes e trazerem as suas famílias; L- Fornecer o café da manhã e o almoço no domingo na Cerealista para todos carreiros e seus familiares cerca de 1500 pessoas; M- Distribuir brindes que sejam necessariamente úteis para o uso diário dos carreiros incentivando-os a participarem e se inscreverem oficialmente no evento, dessa forma ficou decidido a compra de cerca de 200(duzentas) patronas grandes para serem doadas aos carreiros no dia do evento,e 50(cinqüenta) patronas pequenas para os carreiros mirins, a compra de um carro de boi confeccionado pelo artesão Vicente Luiz da cidade de Congonhal, sorteios de brindes recolhidos no comércio, ter como meta buscar mais patrocínio, oferecendo mais espaço para divulgação dos patrocinadores como forma de incentivo; N- Realizar o III Concurso Cultural para a escolha das Rainhas,princesas e madrinhas dos carreiros e cavaleiros no sábado no Campo de Futebol, e logo após um Show. Depois do desfile de carreiros haverá um Show com a dupla sertaneja Gino e Geno. O- No desfile de cavaleiros, um Show com a dupla sertaneja Felipe e Falcão. 16-Para garantir a tranquilidade do evento serão contratados prestadores de serviço como segurança devidamente cadastrados na polícia federal para fazerem a segurança dos eventos; costureiras, cozinheiras,fotógrafos, filmadores também prestarão serviços ao evento em si. P- A superintendência será responsável pela prestação de contas dos eventos; Q- Questionou-se dois pontos:a inscrição do desfile no livro dos Recordes Mundial, mas não houve aceitação devido aos custos que geraria, ficando decidido adiar para outra oportunidade como também não concordaram com o concurso para eleger o carro de boi mais bem decorado . R- Promover visitação aos bens registrados pelo município como patrimônio Cultural,através das escolas durante o desenvolvimento do Projeto EDUCAR.O conselho aprovou todos os itens apresentados e todas as providências a serem tomadas no que se refere as medidas de Salvaguarda em bens culturais do município, aprovando sem restrições os investimentos no na realização e divulgação da recriação valorização do bem imaterial DESFILE DE CARROS DE BOI registrado pelo município, e os devidos recursos para a realização de outros eventos e ou atividades culturais que vierem a ser realizados pelo município.Nada mais havendo para ser discutido encerrou-se a reunião. Nada mais havendo tratar, foi lavrada a presente Ata que vai ser assinada por mim, Claudinéia Marcondes, que redigiu e lavrou a presente Ata, pela Presidente Maria Rosária de Souza, que dirigiu os trabalhos e pelos que estiveram presentes na qualidade de conselheiros e participantes da reunião.Claudinéia Marcondes,Secretária: _______________Maria Rosária de Souza,Presidente: _______________ Maria de Fátima Silva Moraes, Superintendente de Cultura:_______________ Presentes: Élida Maria Tosta Silva ____________Marly Quitéria Ribeiro Santos____________Eliane Emilia Moraes Franco Ribeiro _____________ José Roberto de Aquino_____________Roberto Benedito Franco__________________ Maria Valdimara S. de Souza________________Edilaine Camila Lopes Silva_______________Valéria Fernanda da Silva_________________Roselena Ap. Amaral dos Santos_______________Antonio Walber P. Fortes_______________Cristina Melo Oliva__________________Mariângela Cássia Couto Barros________________Maria de Lourdes Lopes_______________ Almir Ribeiro de Souza_____________________

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