Eclarecimento: Desfile de Carreios e Desfile de Cavaleiros

DESFILE DE CARREIROS – 14 DE ABRIL de 2013

DESFILE DE CAVALEIROS – 21 DE ABRIL de 2013

“A TRADIÇÃO PEDE PASSAGEM” Estes dois eventos são esperados o ano todo pelos ipuiunenses e sempre foram organizados pelos festeiros da Festa de São Benedito. Porém a partir de 2009 a Prefeitura Municipal de Ipuiuna passou a organizá-los, pra ajudar a Paróquia de Santa Quitéria e São João Batista, uma vez que, metade do lucro desta festa é para manutenção do Asilo São Vicente de Paulo que é uma instituição sem fins lucrativos.

A barraca montada para o desfile tem o seu lucro também revertido para a Festa de São Benedito.

O DESFILE DE CARROS DE BOI é um dos maiores do País, se não for o maior, ele é tombado como Patrimônio Cultural do município.

Este ano quem está a frente das festividades é  a Superintendente de Cultura Maria de Fátima Silva Moraes juntamente com o Sr. José Olímpio dos Reis, o Sr. Almir Ribeiro de Souza e uma COMISSÃO ORGANIZADORA  composta de 10 Ipuiunenses.

O desfile de carreiros do ano de 2011 reuniu mais ou menos 218 carros de boi. Foram números recordes de participantes  e público que superaram as expectativas da Administração e da organização.

O que não foi diferente no ano de 2012, pois  foram reunidos 174 carreiros registrados. Fora os que se recusaram a se registrar, que foram muitos, de acordo com as meninas que fizeram as inscrições, pois dizem elas, que eles falam  que só gostam de participar e não querem concorrer a nenhum brinde em especial. Todo ano temos  um sorteio de um Carro de Boi, carro confeccionado pelo Artesão “VICENTE LUIZ” da cidade de Congonhal, 10 sorteios de R$ 150,00, distribuímos  brindes e cada carreiro recebe  uma patrona, este ano serão presenteados também os carreiros mirins que receberão  uma patroninha, replica das patronas dos adultos.

Para este desfile em especial é oferecido aos Carreiros um jantar no sábado com som de  uma dupla para animá-los, café da manhã  no domingo e almoço antes da apresentação. Todo ano é  servido almoço para mais ou menos 1.500 pessoas. O EPTV faz a cobertura que pode ser assistida pelo site do globo rural e pelo Google.

No ano de 2012 tivemos 10 carros de bois decorados tipicamente, obedecendo a tradição  colorida do evento e a noite tivemos um grande Show com a dupla “RIO NEGRO E SOLIMÕES” a partir das 21h na PRAÇA MARIA CÂNDIDA FRANCO. De acordo com a Polícia  local estiveram presentes no evento mais de 9.000 pessoas. Este ano de 2013 teremos um SHOW com a dupla Teodoro e Sampaio.

Quanto ao Desfile de Cavaleiros e Amazonas, no ano de 2011 participaram  mais ou menos 200 cavaleiros.

No  ano de 2012 foram registrados 450 cavaleiros, números recordes comparados a eventos anteriores.

Para o desfile de cavaleiros e Amazonas são oferecidos troféus para todos os participantes e troféus de destaque para os animais classificados pelos jurados técnicos. São distribuídos brindes para os participantes e sorteios de selas.

Após a apresentação dos animais e premiação, o evento oferece  uma banda show com uma  dupla sertaneja  a partir das 21h  na praça Maria Cândida Franco. Este ano de 2013 teremos a banda WESTBOYS a partir das 21:00h.

Nos dois eventos contamos com a presença da COPASA através de um carro Pipinha distribuindo água a toda população presente.

Todo evento acontece dentro das normas de segurança.

Maria de Fátima Silva Moraes

Superintendente da Cultura de Ipuiuna – 18/03/2013